Dicas para os alfabetizadores

segunda-feira, 16 de março de 2009 | Seção: | |



Existem pessoas comprometidas com a alfabetização. Uma delas é a professora Valcinéia, que com o blog (para acessar clique AQUI) busca informar, abordar e interagir discutindo assuntos pedagógicos e de liderança da área Educacional.


Ela dá algumas dicas para você que está participando do Topa/Fainor e irá se transformar em um alfabetizador.

“Ninguém mais tem a ilusão que a cada ano em que entramos na sala de aula, não será um ano qualquer, ele vai ser especial. Nós sabemos que ele será de muito trabalho. Ele exigirá de cada um muita garra, perseverança, combatividade e acima de tudo, muito profissionalismo.

No primeiro momento, antes de se fazer o planejamento, é necessário conhecer os alunos, como estão, o que produzem, a que nível estão.

Depois de analisar todo o contexto que se apresenta, aí você vai poder traçar qual o seu objetivo a alcançar nessa classe. Então, poderá fazer o seu planejamento de acordo com o seu projeto, e não utilizar o mesmo planejamento de anos anteriores e sim o de acordo com o nível da classe.

Alfabetizar é muito mais que manejar a correspondência entre sons e letras escritas. A escrita tem ocupado um lugar muito estreito na prática escolar. Ensina-se para as crianças, jovens e adultos a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a ler o que está escrito.

Um novo material didático não mudará o eixo da alfabetização se continuarmos acreditando que elas devem aprender a técnica de associar formas gráficas às sonoras.

O processo de aprendizagem precisa ser construído e está baseado em três pontos centrais:- ouvir, entender e escrever. Se não houver interesse em ouvir o que se está lendo, ensinando alguma coisa, ou mesmo escrevendo, não há aprendizagem, porque se não prestar atenção, não vai entender do que se está falando e não vai conseguir escrever, como também não vai haver o registro pela memória.

É importante promover a aquisição e o domínio da leitura e da escrita levando em conta a criança no seu processo de construção do conhecimento.

A leitura é muito importante e a fazemos com pequenos textos, contos, histórias em quadrinhos, poesias, histórias de todos os tipos, para que comecem a notar as diferenças entre eles, e trabalhar formas de brincadeiras lúdicas, dramatização envolvendo as leituras feitas”.

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