A luta contra o analfabetismo

sexta-feira, 21 de novembro de 2008 | Seção: | |

A educação é uma forma de inserção social, no exercício da cidadania. Na alfabetização, está o caminho da educação. Assim, com a finalidade de alfabetizar pessoas de todas as faixas de idade, a partir da adolescência, o Governo Federal cria, em 2004, o programa "Brasil Alfabetizado". Na Bahia o Programa foi integralmente aceito e, desde 2007, é conhecido como "Topa - Todos Pela Alfabetização". Por sua vez, o Topa quer alfabetizar, até o ano de 2010 e, para tanto, o Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação, vem ampliando as parcerias com municípios, instituições de ensino superior, entidades não-governamentais e organizações sociais.

A FAINOR foi indicada para ser Unidade Formadora do Topa, abrangendo 22 municípios baianos. Nas Regiões Oeste e Sudoeste da Bahia. A FAINOR é a única instituição de ensino superior, no âmbito privado, que firmou essa parceria. Sob a responsabilidade da Faculdade estará a capacitação de professores e coordenadores dos 22 municípios baianos, num total de 1.544 pessoas, sendo, 1304 alfabetizadores e 240 coordenadores.

De início, ainda para este ano de 2008, esse processo de capacitação, programado pelo Topa, será desenvolvido em três etapas: de 24 a 28 de novembro, 01 a 05 de dezembro e 08 a 12 de dezembro.

0 comentários: