Alfabetização de Jovens e Adultos é uma das Prioridades na Bahia

segunda-feira, 17 de maio de 2010 | Seção: | |



Mais de 460 mil baianos já conquistaram o direito a ler e escrever e outros 482 mil se matricularam na terceira etapa do programa que tem como meta alfabetizar um milhão de jovens, adultos e idosos baianos até o final de 2010. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. Além disso, tem como desafio assegurar que, pelo menos, 70% dos egressos do Topa, deem continuidade aos estudos.

O governador Jaques Wagner disse estar feliz com os resultados do TOPA, mas ressaltou que a caminhada deve continuar, no intuito de reverter os indicadores que colocam a Bahia em primeiro lugar no ranking do analfabetismo. "É inaceitável que no século XXI, quando se fala em revolução tecnológica e em requalificação profissional tenhamos 2 milhões de baianos sem o pré-requisito básico para essa caminhada, que é a alfabetização", pontuou o governador.

Os números alcançados com o programa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização do país e também referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC). Para a coordenadora do Topa, Elenir Alves, o sucesso do programa deve ser atribuído à sensibilidade com que o governo tratou a causa. "A educação de jovens e adultos sempre esteve relegada a segundo plano, era vista como uma ‘chaga’ e o analfabeto como um ‘doente’. Neste governo, a alfabetização de jovens e adultos foi colocada na pauta do dia", avalia.

Post feito com trechos de matérias encontradas
no site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

0 comentários: