Uma despedida e um compromisso.

segunda-feira, 6 de abril de 2009 | Seção: | |



Quando assumimos um compromisso como o proposto pelo Topa/Fainor, assumimos muito mais do que uma tarefa pessoal. Assumimos, na verdade, a responsabilidade sobre vidas e destinos de outros seres humanos.

Muitos brasileiros não tiveram a oportunidade que nós tivemos de poder aprender a ler e a desvendar o mundo das letras. Na Bahia, este quadro sempre foi muito preocupante e os índices de analfabetismo beiravam o absurdo.

Não saber ler pode nem parecer algo tão importante assim se analisarmos tudo superficialmente, mas quando entendemos melhor como é não saber o que está escrito nas placas pelas ruas, nas contas que chegam pelo correio, nos cartazes, nas revistas, nos livros ou na bula do medicamento, aí sim compreendemos o quanto o simples fato de saber ler é importante.

Muita gente deixa de conhecer seus direitos, não compreende detalhes importantes do dia-a-dia, deixa de vivenciar as maravilhas da leitura, não consegue se informar sobre assuntos importantes, perde oportunidades e, não raro, coloca a própria vida em risco pelo não tão simples fato de não saber ler.

Por isso, muito mais do que aquela remuneração prometida, muito mais do que se engajar em movimento tão grande, muito mais (e acima) de qualquer sentimento ou vaidade pessoal, devemos entender que podemos mudar a vida dessas pessoas.

Pensando assim, a organização do Topa/Fainor deseja profundamente que todos os participantes do Programa tenham essa consciência. O futuro de muitos desses brasileiros depende do nosso compromisso, da nossa dedicação. Estamos nos despedindo de todos com esta esperança, pois somente assim nosso trabalho não terá sido em vão.

Obrigado a todos e, acima de tudo, parabéns pela responsabilidade assumida.

0 comentários: