Atendimento médico garantido

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 | Seção: | |


Para a realização do Topa, a Fainor precisou pensar em tudo para garantir o bem estar dos participantes. Um dos pontos mais importantes é o cuidado com a saúde de todos. Assim, a universidade colocou à disposição de todos um posto para atendimentos de emergência.

Segundo Lívia Mara, enfermeira responsável pelo atendimento no local, o posto está preparado para pequenas ocorrências como quedas de pressão, mal-estar, enjôos dentre outros, que possam receber um atendimento imediato de emergência. De acordo com a enfermeira, nos casos mais graves, os sinais vitais do paciente são verificados e, nos casos em que os sintomas evoluem, o paciente é encaminhado para um atendimento médico de urgência em alguma unidade hospitalar da cidade.


Nas duas primeiras semanas do Topa/Fainor, dois casos mais graves aconteceram. Em um deles, como conta Lívia, o paciente havia feito auto-medicação antes de viajar e, como conseqüência, teve queda de pressão, náuseas e vômito. Encaminhado ao hospital, ficou em observação até se recuperar e poder voltar às atividades do Programa.

Lívia ressalta, ainda, algumas dicas importantes para quem quer evitar problemas de saúde e de bem estar durante os dias de aula do Topa. Ela recomenda que não seja feita auto-medicação, pois esta é a grande responsável pela maioria dos problemas atendidos no posto. A enfermeira afirma: “orientamos que sempre procurem orientação médica para saber a melhor maneira de estarem viajando confortavelmente e evitar efeitos colaterais de medicamentos”.

0 comentários: