Unesco alerta: negros, pobres e nordestinos são maioria analfabeta

terça-feira, 9 de dezembro de 2008 | Seção: | |



Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) apontam os nordestinos, negros e população de baixa renda e com idade entre 40 e 45 anos, como maioria analfabeta do Brasil.


A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios), através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou em 2006 que mais de 10% da população é composta por analfabetos absolutos, representando 14,3 milhões de pessoas. Na zona rural, a porcentagem é de 25% de analfabetos e que, entre os negros e pardos, o analfabetismo é duas vezes maior do que entre os brancos.

Até então, os estudos revelavam que o analfabetismo vinha diminuindo no país, mas de forma muito lenta. A criação do Topa, em 2007, pelo Governo do Estado, veio como tentativa de acelerar esse processo até o ano de 2010. Assim, combatendo o analfabetismo, o Programa estará contribuindo, também, para combater a situação precária dos negros e nordestinos do Brasil, dando condições para que esta parte tão injustiçada da população tenha possibilidades reais de crescimento.

0 comentários: