Os tipos de analfabetismo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 | Seção: | |



Não se pode generalizar o analfabetismo. Existem alguns tipos de analfabetismo, que não significa apenas que a pessoa não saiba ler e escrever. Confira:

O analfabetismo absoluto: a pessoa recebeu pouca ou nenhuma instrução para aprender a ler. Neste caso, não é a decodificação dos símbolos alfabéticos e os indivíduos não conseguem ler e escrever. Grande parte não consegue nem mesmo assinar o próprio nome;

O iletrismo: não há compreensão do que se lê. Esse problema atinge todas as camadas da sociedade e, geralmente, está ligado a um ensino falho recebido na escola. No Brasil, a falta de incentivo aos sistemas educacionais é um dos causadores do iletrismo;

O analfabetismo funcional: neste caso, a pessoa consegue ler e escrever frases curtas, mas não tem noção do seu significado. Ela sabe decodificar os símbolos, mas não o que eles querem dizer. O problema atinge 70% dos indivíduos economicamente ativos do país;

O analfabetismo tecnológico: o indivíduo não possui informações necessárias para operar computadores e outras ferramentas tecnológicas. O governo tem criado programas de incentivo para combater o problema, promovendo a chamada inclusão digital.

O Nordeste possui a maior taxa de analfabetismo do país, com quase 8 milhões de pessoas analfabetas. O Topa foi criado como ferramenta para diminuir esses números, tirando da obscuridade do analfabetismo milhares de baianos. O Programa já foi elogiado pelo Governo Federal e tido como exemplo a ser seguido por outros estados brasileiros.

6 comentários:

  1. Anônimo says:

    eu acho este texto bom

  2. Juliana Costa says:

    Eu acho que o analfabetismo em alguns casos é causado pela falta dos contatos sociais, e pela pésssima estrutura da Educação.

  3. Ivar says:

    Concordo plenamente com a Juliana. Falta integrar vivências sociais no ambiente escolar. Vivo está o Paulo Freire. Prof. Ivar C O V, de Brasília.

  4. Rodrigo says:

    E o analfabetismo residual, o que é?

  5. Danilo Havelange says:

    MERMÃO, SETENTA POR CENTO! PUTA QUE PARIU!

    Não é por acaso que somos roubados através de impostos, a sociedade civil vai fazer o que se são "todos" (70%) burros (analfabetos funcionais)?
    Vão continuar elegendo administradores corruptos e isso continuará assim por no mínimo mais algumas décadas.
    E assim segue essa nação "maravilhosa", vide o grande "mestre" Michel Teló.

  6. Veronica Rodrigues says:

    E assim segue essa nação "maravilhosa", vide o grande "mestre" Michel Teló.
    70%??Isso é um vexame nacional..
    Q vergonha..Me excluam dessa,kkk.
    Post muito bom,obrigada.