Material didático Topa/Fainor

terça-feira, 9 de dezembro de 2008 | Seção: | |



Em sala de aula, os participantes do Topa/Fainor estão sendo apresentados ao que há de mais recente no âmbito educacional brasileiro. Todos estão tendo a oportunidade de conhecer dinâmicas e técnicas de se trabalhar em sala de aula para que, no futuro, possam aplicar com os alfabetizandos.

Para dar suporte às aulas do Topa, a Fainor preparou um material especial que é distribuído aos participantes logo no primeiro dia de aula. A apostila, elaborada pela equipe de monitores do Topa/Fainor, está dividida em quatro áreas:

Exatas: esta parte da apostila contém exemplos de exercícios e dinâmicas que podem ser utilizadas com os alfabetizandos, de forma a dinamizar melhor e mais eficazmente as aulas;

Humanas: nesta parte da apostila, os futuros alfabetizadores têm contato com vários textos sobre cidadania, direitos e assuntos relacionados à sociedade. Além disso, textos sobre saúde e globalização são analisados e interpretados por todos em sala de aula;

Linguagem: nesta parte da apostila, são analisados os processos de aprendizados desde a infância. Além disso, são apresentadas dicas sobre língua oral e escrita, além de apresentadas idéias de dinâmicas a serem aplicadas aos grupos em sala de aula. A proposta é instruir os alfabetizadores sobre como agir em sala de aula para obter o melhor dos alunos;

Educação: na última parte da apostila, são apresentados textos sobre a relação dos educadores com os educandos. Nesta parte, também, são discutidos trechos da obra do educador Paulo Freire, grande pioneiro na educação de adultos no Brasil e inspirador das diretrizes principais do Topa. Além disso, são apresentadas novas dinâmicas para a sala de aula e textos que são analisados no processo.

Com esta base, a formação dos futuros alfabetizadores que passam pelo Topa/Fainor se torna um trabalho de excelência, com base e respaldo de educadores e profissionais renomados. É a garantia de um trabalho bem pensado, bem desenvolvido e bem executado.

0 comentários: