O papel do alfabetizador

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 | Seção: | |



Quando se é criança, a curiosidade é a mola mestra para que o indivíduo sinta vontade de aprender a ler. Quando este mesmo indivíduo cresce sem ter a chance de ser alfabetizado, precisar que alguém leia algo para ela pode, muitas vezes, se tornar constrangedor e acabar por lhe fechar inúmeras portas. Isso demonstra como é preciso tratar com bastante carinho a alfabetização de adultos.

No processo, é papel do alfabetizador utilizar a metodologia da Língua Portuguesa, orientando o aluno quanto ao uso da escrita e da leitura de modo interpretativo. Dessa forma, o alfabetizando poderá, não só ler e escrever, mas compreender o que foi lido e saber fazer uso da palavra. Isso se chama “letramento”.

Ler, compreender o conteúdo, interpretar e saber discutir o assunto são características de um aluno letrado. O educador e o aluno encontram-se num processo interdisciplinar, em que o alfabetizando entende que aquilo que aprende nas aulas de Língua Portuguesa pode e deve ser usado em outras disciplinas. Exatamente por causa da falta de integração das disciplinas, é comum ouvir os alunos afirmarem que gostam mais de uma ou outra matéria. Em geral, as matérias preferidas são aquelas em que se tira as melhores notas.

O papel do professor é tentar identificar se este “não gostar” está ou não relacionado à falta de compreensão do conteúdo. Mas é preciso que não se esqueça de respeitar as individualidades de cada um. O incentivo é uma das armas mais eficazes neste sentido, pois é o combustível da vontade de aprender.

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