Por que o Topa é importante?

terça-feira, 2 de dezembro de 2008 | Seção: | |

Para as estatísticas, a importância do Programa Todos Pela Educação é a sua batalha pelo fim do analfabetismo na Bahia. Os números demonstram que a estratégia está dando certo e, até 2010, a meta do Programa será alcançada ou, talvez, ultrapassada.

Para quem nunca teve a chance de ser alfabetizado, porém, o Topa é bem mais do que simples estatísticas. É a chance de ver a realidade descortinada à sua frente. Para essas pessoas, a leitura é muito mais do que o simples “saber ler”. A leitura é a oportunidade de crescimento e de desenvolvimento pessoal, já que ela proporciona um melhor entendimento de mundo e uma melhor compreensão da sociedade. A pessoa que se informa através da leitura, dificilmente será submissa, tendo muito mais conhecimento sobre os próprios direitos.

Para a sociedade, o analfabetismo é um entrave. Com uma maioria que não sabe ler, o desenvolvimento de uma comunidade é bem mais difícil, o que ressalta ainda mais a importância desta luta contra esse problema. É preciso que cada futuro educador tenha consciência disso. Ele precisa saber que vai depender dele o crescimento de cada um dos seus alunos e, futuramente, do meio a que eles pertencem.

A alfabetização é bem mais do que um direito: é uma necessidade!

0 comentários: