A FAINOR no TOPA e o papel do alfabetizador

terça-feira, 2 de dezembro de 2008 | Seção: | |

A Fainor se insere no TOPA como unidade formadora, cuja responsabilidade é a de oferecer a formação inicial e continuada dos coordenadores de turmas e alfabetizadores. Após esse estágio inicial, o coordenador de turma deverá promover encontros para a elaboração do planejamento semanal, além de acompanhar pedagogicamente as turmas nas áreas rurais e urbanas de seu município com visitas a cada sala de aula.

Os alfabetizadores têm um papel importantíssimo nesse processo, pois a alfabetização é o início do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. A ele cabe a tarefa de estimular o aprendizado do aluno, promover situações reais de ensino-aprendizagem, além de diagnosticar o desempenho de cada um. Assim, será possível intervir positivamente para o crescimento cognitivo do alfabetizando.

A formação inicial e a formação continuada dos alfabetizadores são fundamentais para elevar a qualidade da educação. A inicial prevê duas etapas, sendo a primeira com carga horária de 40 horas e a segunda com carga de 20 horas. A formação continuada acontecerá semanalmente quando os coordenadores de turma promoverão momentos de estudo e planejamento das atividades.

Os coordenadores de turmas, alfabetizadores e intérpretes tradutores de LIBRAS deverão participar das duas etapas, só assim poderão receber o certificado da formação. Estes serão encaminhados às secretarias dos municípios e às DIRECs quando as turmas se referirem aos movimentos sociais e associassões, sob a obrigação de devolver ao Centro de Aperfeiçoamento Profissional – CAP, o controle de entrega de certificado devidamente assinado pelos participantes ou pelo responsável pelo recebimento desses, no prazo máximo de 15 dias após o recebimento.

Após a segunda etapa do Programa, a SEC fornecerá o Certificado contendo a carga horária total .

Outras informações
O pagamento das bolsas aos alfabetizadores é realizado pelo FNDE/MEC mediante depósito de bolsas-benefício efetuadas diretamente em contas abertas pelo Banco do Brasil S/A, em agência indicada pelos bolsistas.

0 comentários: