Saiba mais sobre o TOPA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 | Seção: | |


Com o objetivo de contribuir para a universalização da educação básica, surgiu o Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA. Com ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos de todo o Estado da Bahia, o Programa garante oportunidades de acesso à leitura e à escrita, criando condições objetivas para a inclusão social, econômica, política e cultural do indivíduo.

O programa tem como público alvo os jovens com mais de 15 anos, adultos e idosos que não foram alfabetizados, voluntários alfabetizadores, voluntários tradutores e interprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e voluntários coordenadores de turmas.

O Programa é o resultado da parceria entre Governo Federal, Instituições de Ensino Superior, DIRECs, Secretarias da Educação dos Municípios, Prefeituras, Movimentos Sociais, Associações, Secretaria de Saúde e Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC.



À frente de tudo está a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, gestora do Programa. Cabe a ela a autorização e o acompanhamento de todas as ações previstas para a consecução do mesmo. As orientações são passadas para as DIRECs que exercem a gestão pedagógica nas escolas da abrangência regional de cada uma.

A Secretaria de Saúde garante consultas oftalmológicas aos alfabetizandos do TOPA, além de oferecer, gratuitamente, óculos ou procedimentos cirúrgicos em alguns casos. Isso é feito através das Prefeituras das cidades participantes, que têm a função de cadastrar os gestores locais, os coordenadores de turmas, alfabetizadores e intérpretes tradutores de LIBRAS junto ao sistema Brasil Alfabetizado – SBA, além de atuar na educação por meio do atendimento escolar, supervisionando a ação do Programa no município. Essa supervisão fica a cargo dos gestores, que verificam as necessidades que podem comprometer as atividades.

0 comentários: